ShareThis

24 outubro 2012

Resenha (Filme's): Millennium II - A menina que brincava com fogo (Suíça, Dinamarca, Alemanha - 2009)



Filme: Millennium II - A menina que brincava com fogo (Suíça, Dinamarca, Alemanha - 2009)
Diretor: Daniel Alfredson
Produtora / Estúdio: Imagem Filmes, Nordisk Film

A trilogia literária de Stieg Larsson me seduziu à primeira vista quando me deparei com os livros em uma estante de livraria. Gosto muito de tramas policiais, suspenses investigativos de arrepiar, etc.

Essa trilogia ainda estão na fila para eu ler, mas antes tenho outros tantos que terei de ler. Porém, não resisti a tentação e resolvi conferir os filmes dessa trilogia. E não me arrependi.

Vi os filmes sem medo por saber que, apesar de realmente o filme entregar o coração da trama, o mesmo não consegue abarcar o principal, que é a fascinante perspectiva dos personagens. No filme você assiste a ação, no livro você vai mais fundo, e adentra na motivação das ações. Você se torna onisciente, uma presença fantasma no corpo e na alma dos personagens. É isso que o livro dá que o cinema nunca irá conseguir chegar tão fundo.

Enfim, neste, a protagonista Salander é envolvida em um triplo assassinato. E se torna a principal suspeita. E seu fiel guardião, o diretor do jornal Millennium, vai atrás de provar a inocência dela. Se no primeiro filme a trama mostra do que essa (que é uma das personagens femininas mais interessantes dos últimos tempos) era capaz de fazer, neste, a trama procura a profundar as causas que a levaram ser quem ela é. E para isso é necessário, obviamente, garimpar o passado.

Ao terminar de ver o primeiro filme dessa trilogia, eu e meus amigos fomos correndo numa locadora pegar os outros dois. Realmente gostei muito. Não vou entrar no mérito técnico do filme, se o roteiro foi fiel ao livro ou não, porque o livro ainda não li. Mas para quem gosta de ler e tem interesse em folhear essa série, não se preocupe. O filme dá ainda mais curiosidade pelo livro, principalmente por em muitos momentos o filme ser vago e superficial do que diz respeito a vários personagens que aparecem.

Enfim, gostei muito!

Assista no vídeo abaixo o trailer de Millennium II - A menina que brincava com fogo:

04 outubro 2012

Resenha (Livro's): Harry Potter e a ordem da fênix


Livro: Harry Potter e a ordem da fênix
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2003
Páginas: 702

Ufa! Mais uma etapa concluída nessa minha maratona Harry Potter! E, mais uma vez digo a vocês que está sendo uma caminhada prazerosa.

Neste quinto volume Harry Potter está com 15 anos e está indo para mais um ano de estudos em Hogwarts. Depois de tudo o que aconteceu no último ano de estudos, principalmente os fatos que aconteceram no torneio do livro quatro (que obviamente eu não vou contar aqui pra evitar estragar a surpresa), a vida de Harry não anda nada fácil no universo dos bruxos.

Pesquisando sobre esse livro, descobri uma autora chilena chamada Francisca Solar, que é uma das maiores escritoras de contos fantásticos da America-latina. Ela, como uma das milhares de fãs da saga Harry Potter, esperou por horas e horas na porta de uma livraria a época do lançamento para para ser a primeira a comprar o livro no Chile. E conseguiu! Leu o livro em poucas horas e se decepcionou amargamente. Ela afirmou que "esperava que Rowling escrevesse um livro inteligente para dar conta da passagem da adolescência à idade adulta, e, no entanto, encontrei uma ficção infantil e infantilizada, com vilões estereotipados e sentimentos pouco complexos".

Francisca Solar então decidiu ela mesma recontar esse momento na vida de Harry Potter escrevendo um livro, uma fan fiction (narrativa em forma de homenagem publicada de graça da internet) de 756 páginas intitulado "Harry Potter el Ocaso de los Altos Elfos". Houve mais de 1 milhão de downloads!

Acho que ela exagerou um pouco no julgamento, no sentido que achar que o fato de completar quinze anos faz com que a cosmovisão de alguém fique mais profunda e complexa. Acho que não. Talvez eu pense assim por conta de perceber que, quando tinha quinze anos, ainda era uma imaturidade só.

Quanto à construção dos personagens, apesar de realmente ter algo de caricato desse universo batido do Bem vs. o Mal, não vejo problema nenhum nisso, uma vez que, pelo menos ela se mantêm fiel à narrativa, e neste volume especificamente, Rowling faz com que Harry passe até por um exercício de auto-conhecimento. Muita coisa vai ser revelada a Harry sobre ele mesmo e sua relação com Valdem... ops, quer dizer, com Você-sabe-quem!

Enfim, é isso que fascina os leitores dessa saga. Algo delicioso de ler e muito cativante. É um livro infanto-juvenil ora bolas! Complexidade pra quê? Para quê complicar?

Enfim, não foi o que eu mais gostei da saga, porém, ele é uma ponte muito importante para o desfecho que virá através dos dois últimos livros. Ou pelo menos é isso que eu sinceramente espero!

01 outubro 2012

Resenha (Filme's): Millennium 1 - Os homens que não amavam as mulheres (Suécia - 2009)



Filme: Millennium 1 - Os homens que não amavam as mulheres (Suécia - 2009)
Diretor: Niels Arden Oplev
Produtora / Estúdio: Imagem Films

Sempre nos meus passeios regulares à livraria Cultura namoro com essa trilogia Millennium. Até que acabei por comprar o primeiro volume. E ele está guardadinho no meu quarto só esperando o momento certo para ser lido.

Porém, infelizmente, não aguentei a curiosidade e acabei comprando esse filme nas Americanas que estava à preço de biscoito recheado. E acabei assistindo.

Ainda não vi (e nem sei se eu vou ter saco pra ver) a versão americana. Uma vez que, em termos de trama, a versão sueca (dizem) é mais crua e sombria. Coisa que imagino seja a atmosfera do livro. Adoro filmes de investigação, principalmente quando se trata do submundo bizarro e animalesco a que o ser humano pode chegar para satisfazer seu hedonismo.

E só ouso ir até aqui para não acabar com qualquer surpresa.

Millennium é o maior jornal investigativo da Suécia, que após ter recebido um baita processo por calúnia e difamação de um influente político, decide afastar temporariamente seu principal repórter. Este, inesperadamente, recebe uma proposta de trabalho de um rico industrial, que o pede para investigar o sumiço de sua sobrinha. Sendo que esse sumiço já está há mais de 30 anos.

Este filme me lembrou muito o 8mm (EUA - 1999), no sentido de, além de ser uma investigação encomendada, cada vez que o investigador se aprofunda na ferida, mais o pus vai aparecendo, chegando a descobertas horripilantes.

Para mim o grande carro chefe dessa saca, sem dívida, é a personagem Lisbeth Salander (incrivelmente interpretada pela Noomi Rapace, que é a bela cientista do último filme do Ridley Scott, Prometheus [EUA - 2012]), que talvez seja uma das personagens literárias femininas mais interessante que apareceu nos últimos tempos, e que nesta trama é uma misteriosa hacker que acaba ajudando o jornalista.

Enfim, ótimo roteiro, um suspense que de fato te prende, e personagens bem interessantes. Um filme que vale à pena ver!

Confira no vídeo abaixo o trailer do filme "Millennium 1 - Os homens que não amavam as mulheres":