ShareThis

01 outubro 2012

Resenha (Filme's): Millennium 1 - Os homens que não amavam as mulheres (Suécia - 2009)



Filme: Millennium 1 - Os homens que não amavam as mulheres (Suécia - 2009)
Diretor: Niels Arden Oplev
Produtora / Estúdio: Imagem Films

Sempre nos meus passeios regulares à livraria Cultura namoro com essa trilogia Millennium. Até que acabei por comprar o primeiro volume. E ele está guardadinho no meu quarto só esperando o momento certo para ser lido.

Porém, infelizmente, não aguentei a curiosidade e acabei comprando esse filme nas Americanas que estava à preço de biscoito recheado. E acabei assistindo.

Ainda não vi (e nem sei se eu vou ter saco pra ver) a versão americana. Uma vez que, em termos de trama, a versão sueca (dizem) é mais crua e sombria. Coisa que imagino seja a atmosfera do livro. Adoro filmes de investigação, principalmente quando se trata do submundo bizarro e animalesco a que o ser humano pode chegar para satisfazer seu hedonismo.

E só ouso ir até aqui para não acabar com qualquer surpresa.

Millennium é o maior jornal investigativo da Suécia, que após ter recebido um baita processo por calúnia e difamação de um influente político, decide afastar temporariamente seu principal repórter. Este, inesperadamente, recebe uma proposta de trabalho de um rico industrial, que o pede para investigar o sumiço de sua sobrinha. Sendo que esse sumiço já está há mais de 30 anos.

Este filme me lembrou muito o 8mm (EUA - 1999), no sentido de, além de ser uma investigação encomendada, cada vez que o investigador se aprofunda na ferida, mais o pus vai aparecendo, chegando a descobertas horripilantes.

Para mim o grande carro chefe dessa saca, sem dívida, é a personagem Lisbeth Salander (incrivelmente interpretada pela Noomi Rapace, que é a bela cientista do último filme do Ridley Scott, Prometheus [EUA - 2012]), que talvez seja uma das personagens literárias femininas mais interessante que apareceu nos últimos tempos, e que nesta trama é uma misteriosa hacker que acaba ajudando o jornalista.

Enfim, ótimo roteiro, um suspense que de fato te prende, e personagens bem interessantes. Um filme que vale à pena ver!

Confira no vídeo abaixo o trailer do filme "Millennium 1 - Os homens que não amavam as mulheres":

Nenhum comentário: