ShareThis

01 dezembro 2012

Resenha (Filme's): Led Zeppelin - Celebration Day (Reino Unido - 2012)


Filme: Led Zeppelin - Celebration Day (Reino Unido - 2012)
Diretor: Dick Carruthers
Estúdio / Produtora: Omniverse Vision, Warner Music, Swan Song

Meu coração quase para em 2007 quando soube que o Led Zeppelin ia se reunir em um show no O2 Arena, na linda Inglaterra. Me veio a esperança de, quem sabe, depois desse evento, haver uma turnê mundial. Já pensou ir a um show dos caras aqui no Brasil? Venderia um fígado pelo ingresso, juro!

Mas não foi o caso. Na ocasião, ia ser de fato um dia especial de celebração à memória de Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records. Era um show beneficente. Mas o que esperar de uma das mais cultuadas bandas do mundo? O maior símbolo da década de 70? Nossa! Um único show para 18.000 sortudos. Mais de 20 milhões de fãs disputaram à tapas esses ingressos!

Um evento único desta magnitude deveria ter sido transmitido para o mundo todo! Mas não! Infelizmente...

Esperei 5 anos, e finalmente vi o cartaz no cinema do show em duas únicas exibições. Com mais de três semanas de antecedência comprei os ingressos com minha inseparável companheiras de aventuras Lorena. Que, por sinal, também é minha noiva. E foram três semanas contando os minutos.

Acho muito massa que esteja voltando essa moda de exibir os shows no cinema. Principalmente para caras como eu, que mora em Fortaleza, e não têm muita grana para se aventurar no eixo Rio-São Paulo para ver um espetáculo de grande porte. Então, desejo realmente que estas iniciativas continuem. E pelas salas lotadas dos shows que eu já assisti no cinema, acho que vai vir mais por aí viu.

Então chegou o grande dia. O meu Celebration Day! Ia poder ver num telão, e em auto-volume, meus músicos prediletos.

Entramos na sala 03 do multiplex, 10 minutos antes das 22h, e a sala já estava lotada. Sentamos em duas poltronas laterais e, as luzes apagaram, meu coração bateu mais forte, e começaram mais de duas horas de som cristalino e imagens espetaculares.

Ingresso comprado com antecedência! \m/

Tinha um certo receio de se a energia dos caras no show seria bacana, uma vez que eles já estavam bem velhos. O som do Led exige uma versatilidade quase sobre-humana, fiquei pensando se eles iriam ter fôlego. Mas que nada! Os caras (pelo menos Page e John Paul Jones) estavam com muita sede de tocar ao vivo. Eles de fato estavam adorando a reunião. E isso foi muito claro para quem estava assistindo!

Tivemos direito de degustar todos os clássicos! Eles deram um passeio por quase todos os álbuns. Mas o que para mim mais se destaca neste show foi que, quando eles saiam dos clássicos comuns esperados, sempre revisitavam o catálogo de meu álbum predileto deles: o Physical Graffiti (1975). Penso que essa foi certamente o grande diferencial desse show. E de fato foi uma homenagem bem merecida, uma vez que não há muitos registros deles executando as canções desse disco ao vivo. O que eu achava sempre uma grande injustiça por conta da variedade de sons e experimentos fascinantes que tem nesse álbum. "In My Time Of Dying", "Trampled Under Foot" e "Kashmir" foram as escolhidas do álbum!

Outro destaque foi "For Your Life" e "Nobody's Fault But Mine", ambas do álbum Presence (1979).

No mais, foi uma avalanche de clássicos já esperados! Desde "Good Times Bad Times" à clássica "Stairway To Heaven" que, de tão clássica, é proibida em todo departamento de testes de guitarras e violões em qualquer loja de instrumentos musicais.

Jimmy Page tava tão empolgado que fez até seu apoteótico e místico número de tocar com arco de violino em "Dazed And Confused".

Uma coisa também que foi notório era a grande consideração e carinho que eles têm com o Jason Bonham, filho do falecido baterista da banda John Bonhan, morto engasgado com o próprio vômito em 1980. E pelo desempenho de Jason, o paizão dele deve ter dado umas boas batucadas na madeira do caixão de tanto orgulho.

Enfim, foi um show muito massa! Mesmo sendo uma experiência vivida numa sala de cinema. Mas mesmo assim, assistir em meio a uma coletividade, em uma sala cheia de coroas descolados, acompanhados de seus filhos e netos, todos balançando a cabeça (ou hipnotizados nos momentos dos solos épicos de guitarra), mostra que Led Zeppelin ainda tem fôlego para ser atemporal, e encantar e fascinar plateias por muitas e muitas gerações!

Assista no vídeo abaixo o trailer do filme/show Led Zeppelin - Celebration Day:

Nenhum comentário: