ShareThis

06 dezembro 2012

Resenha (Filme's): Jerry Maguire - A grande virada (EUA - 1996)



Filme: Jarry Miguire - A grande virada (EUA - 1996)
Diretor: Cameron Crowe
Estúdio / Produtora: Sony Pictures, TriStar Pictures, Gracie Films

Sou suspeito pra falar de Cameron Crowe, uma vez que ele dirigiu três filmes que certamente estão na lista dos meus, sei lá, 30 filmes prediletos. Principalmente o filme Quase Famosos (EUA - 2000), que eu tive o imenso prazer de resenhar a umas semanas atrás. Mas até chegar o Quase Famosos, Crowe teve que caminhar alguns anos dirigindo filmes. E o primeiro filme ao qual ele se destacou para grande indústria Hollywoodiana foi exatamente este que hoje resenho.

Apesar dele ser um diretor competente e preciso, a coisa que mais me encanta nos filmes dele certamente é o roteiro. Muito bem escritos, cheios de referências a cultura pop, realmente os filmes dele tem muita substância. Então, para mim, ele se tornou daqueles diretores que, mesmo às vezes dirigindo um filme mais ou menos, eu sempre vou ser propenso a gostar dele.

Jarry Miguire (Tom Cruise) é um daqueles empresários de grandes astros do esporte. Ele trabalha em uma empresa onde tem uma carta com vários clientes famosos. Ele (Jarry) é um cara jovem e um dos principais na empresa. Um dia ele escreve um pequeno memorando sobre a importância de haver um contato mais pessoal com os clientes, humanizando e individualizando o cliente, e não apenas os tratando como meros produtos. A empresa obviamente não gosta nada da ideia e o demite. Ele sai da empresa com uma mão na frente e outra atrás. E apenas uma pessoa, no caso uma secretária, (interpretada por uma Renée Zellweger em começo de carreira) gosta do que ele escreve, pede demissão e o segue.

E o mesmo tem que começar tudo de novo, do zero. Na verdade nem tão do zero assim, pois lhe sobra apenas um único cliente, e exatamente um cliente ao qual ele nunca acreditou muito. E este cliente é um jogador de futebol americano, que por conta de seu temperamento difícil (Cuba Gooding Jr. em excelente interpretação), nunca consegue cair nas graças de bons patrocinadores. Então meio que eles só tem um ao outro.

E daí começa uma caminhada muito interessante entre estes personagens. Uma história muito bem contada, daqueles filmes que delicia o telespectador. É destes que você assiste 200 vezes na sessão da tarde e nunca enjoa.

Apesar do filme ser antigo, só fui parar pra vê-lo agora a umas semanas atrás. É o diretor Cameron Crowe em sua melhor forma, querendo mostrar ao mundo (e a indústria) à que veio. Então, se assim como eu, você é um destes vinte e poucos indivíduos em todo planeta que ainda não viu esse filme, veja-o o quanto antes! Um filme que certamente vai fazer você repensar seus conceitos de amor e amizade.

Assista no vídeo abaixo o trailer do filme Jarry Miguire, a grande virada:


Nenhum comentário: