ShareThis

05 fevereiro 2013

Resenha Filme's): O Hobbit - Uma jornada inesperada (EUA/Nova Zelândia - 2012)


Filme: O Hobbit - Uma jornada inesperada (EUA/Nova Zelândia - 2012)
Diretor: Peter Jackson
Estúdio/Produtora: Warner Bros., MGM, New Line Cinema, WingNut Films, 2Foot7

Vou logo direto ao ponto. Se você é um cara obcecado pela saga Senhor Dos Anéis e estudioso da literatura de J.R.R. Tolkien pode procurar outra fonte de leitura porquê não estou escrevendo para você, que muito provavelmente está querendo um bom insight sobre o filme, algo que você não conseguiu enxergar. Pois é amigo, procure outro blog porquê aqui não é o que você está procurando.

Estou escrevendo esta resenha para um publico leigo, parecido comigo, que não conhece a fundo a obra do autor, mas que curte comer uma pipoquinha com Fanta laranja vendo um bom filme no cinema.

Pois muito bem. Eu particularmente gostei muito da longa saga Senhor Dos Anéis (EUA/Nova Zelândia - 2001, 2002, 2003), que teve em cada livro uma versão cinematográfica. Chegamos então a outro ponto. Se você detestou a trilogia O Senhor Dos Anéis, também pule fora deste texto, pois O Hobbit é na mesma vibe.

Se você gostou da saga do Frodo e seus amigos, mesmo achando o filme looooooongo, então te digo com toda categoria que realmente esse O Hobbit está mais que recomendado.

Fiquei preocupado quando soube que ia ser uma trilogia, pois o tamanho do livro equivale a apenas um dos livros do Senhor dos Anéis. A saga de Bilbo, o bolseiro se passa cronologicamente antes do Frodo. Trata, entre outras coisas, como o Anel foi parar nas mãos de Bilbo.

Por conta da equação tamanho do livro + duração do filme fiquei pensando se o Peter Jackson não ia criar um filme longo, sem objetivo, enchendo linguiça o tempo todo. Mas não. O filme está muito bem construído. E o diretor bebe não só do livro O Hobbit, mas também de outras obras do autor que tem direta ou indiretamente ligação com a saga de Bilbo, o bolseiro.

Vá ver esse filme tendo na mente a ideia fixa de que ele é apenas a primeira parte de três. O filme em si não se sustenta. Mas se você abrir a mente para o todo da coisa, vai ter uma boa simpatia por esta primeira parte.

Peter Jackson consegue escrever um bom roteiro, para que tanto os fãs, quanto os marinheiros de primeira viagem possa admirar a obra. Quando você está ficando com sono sempre tem uma sacada de humor para acordar o telespectador.

Vale muito à pena entrar nesta jornada. O que me cativa mais no filme é exatamente pelo fato do diretor ser um fã alucinado dos livros de Tolkien. Então, por ser dirigido por um admirador, a coisa sai mais caprichada e, mesmo com a objetividade do cinema, ele consegue passar a essência do livro. Coisa que, infelizmente, não aconteceu com as filmagens das Crônicas de Nárnia, inspiradas nos livros de C.S.Lewis, que é uma saga espetacular, porém, a meu ver, foi dirigido com profissionalismo, mas não com paixão, como o foi o Senhor dos Anéis, e agora O Hobbit, nas mãos de Peter Jackson.

Veja no vídeo abaixo o trailer do filme O Hobbit - Uma aventura inesperada:

Um comentário:

silvia pelegrin cymrot disse...

Gostei de saber sobre o filme; fiquei com vontade de ver, mas com pipoca e guaraná!

Concordo com vc em relaçao a "Crônicas de Narnia"; sempre achei que faltava alguma coisa. Quero ler os livros...

valeu, George!