ShareThis

01 junho 2013

Resenha Livro's: LUZ & SOMBRA - Conversas com Jimmy Page



Livro: LUZ & SOMBRA - Conversas com Jimmy Page
Autor: Brad Tolinski
Ed. Globo
298 páginas

Todo degustador de rock que se preze já deve ter passado horas e horas trancado no quarto tocando guitarra imaginária ouvindo Led Zeppelin. Acho que Jimmy Page certamente está entre os três guitarristas que mais criaram riffs que incendiaram os ouvidos de jovens em todo o mundo.

Acho que o primeiro disco que ouvi do Zep foi o The Song Ramains The Same, registro ao vivo da banda em 1973 que virou filme. Lembro que a primeira vez que ouvi a verdadeira odisseia "Dazed And Confuded", com mais de vinte minutos de duração, com direito a arco de violino na guitarra e muita improvisação, caramba, fui ao céu e voltei. Enfim, falo mais sobre isso quando tiver o prazer de resenhar esse disco.

Muitas lendas giram ao redor da trajetória do Led Zeppelin. Hedonismo exagerado, ocultismo, drogas, mar de mulheres, tragédias, tudo fazendo parte da mística que fascina quem procura saber sobre a banda.

Adoro biografias de rockstars! É interessante principalmente saber como é a adaptação de gente que, em um minuto era anônimo, e em outro nem pode sair na rua por conta do assédio.

No caso do sr. Jimmy Page, este já estava a muito tempo trabalhando nos estúdios da Ingleterra. Aliás, era certamente o guitarrista mais requisitado. Então ele, de certa forma, já sabia como as engrenagens da produção musical da década de 60 funcionava. Quando começou a querer formar seu grupo ele já sabia exatamente onde estava pisando. Meio que a construção do Led Zeppelin já estava há tempos formada na mente deste talentoso guitarrista.

LUZ & SOMBRA é um livro feito pelo editor-chefe da revista Guitar World, que compila neste fascinante livro anos de inúmeras entrevistas com Jimmy Page. Então a história é narrada pelas próprias respostas de Jimmy. Assim também como entrevistas e textos com músicos, gente ligada aos bastidores da banda, das turnês, gente que estavam nas circunstâncias das mais diversas fases da vida de Jimmy Page.

O mais interessante é que o autor não poupa o guitarrista de perguntas mais incisivas sobre os mitos em torno da banda. Porém o guitarrista por vezes sai pela tangente. Mas ao mesmo tempo solta afirmações aqui e acolá que nos dão pistas.

Um diferencial também, e este para os músicos profissionais, é que o autor que é profundo conhecedor de equipamentos, conversa com Jimmy Page sobre questões técnicas das gravações, tipos de pedais, marcas de guitarras, técnicas específicas na elaboração de linhas melódicas, amplificadores, etc. Confesso que voei um pouco nestas partes, mas pra quem entende deve ser algo muito valioso de se ler.

Li este livro em menos de uma semana, gostei muito, e me sinto bem mais conhecedor dessa que é uma de minhas bandas prediletas, e certamente foi a mais importante da década de 70.

Dica: Leia o livro com o som ligado, e sempre que eles conversarem sobre as músicas é interessante você ouvir ao mesmo tempo que lê para aprofundar mais e perceber as coisas que eles estão falando. Isto tornou minha leitura bem mais instigante.

Um comentário:

Thâmara Cristina disse...

Não sinto mais vontade de ouvir Led!