ShareThis

05 agosto 2013

Resenha (Filme's): Guerra Mundial Z (EUA - 2013)



Filme: Guerra Mundial Z (EUA - 2013)
Diretor: Marc Forster

Se você é daqueles que não gostam de jeito nenhum de filme de zumbi, ou procuram um texto sobre um filme apenas para saber mais profundamente sobre os bastidores dos filmes, o que rolou por trás das câmeras, informações detalhadas sobre o histórico dos diretores e atores, descrição técnica do tipo de fotografia da imagem, enfim, se você é um profundo estudioso do cinema ou detesta filmes de zumbi, pode parar de ler agora e procurar um blog de alguém mais especializado.

Agora, se você é aquele cidadão comum que acha o ingresso do cinema caro e, quando vai ao cinema quer fazer valer cada centavo, e quer apenas ler um comentário de um cara comum igual a você dizendo se vale ou não à penas ver tal filme pelo filme em si, sem rodeios, então bem-vindo!

Existem duas formas de você construir um argumento para filmes de zumbi. O primeiro (e menos usado) é o espiritual. Explicar o porquê do zumbi existir por conta das forças do mal agindo na mente dos homens e tal - a outra, bem mais popular, é no campo científico, mais precisamente um vírus destrói o cérebro humano deixando apenas funcionando os instintos mais básicos, como comer, respirar, etc.

Guerra Mundial Z tem um bom argumento. Ao que parece, demorou muito para ser concluído devido a atritos de idéias entre Brad Pitt (principal estrela do filme), diretor e roteiristas. Mas a meu ver o resultado ficou muito bom. Devo ter lido em algum lugar que foi o filme de zumbi mais caro da história, e tô com muita preguiça no momento para ir atrás da veracidade desta informação.

Como o próprio título do filme sugere, a pandemia do vírus zumbiral (expressão minha) toma proporções mundiais, contaminando as principais cidades no mundo. E é aí que nosso herói (Brad Pitt) entra, como um ex agente da ONU que, com o apoio do exército americano, sai numa jornada em busca da solução deste problema.

Por ter muitas cenas abertas e durante o dia tive receio de não ter o mesmo efeito do formato mais clássico dos filmes de zumbis - corredores de prédios sem saídas à noite, e luzes falhando nos corredores.

Apesar de em certos momentos haver contextos assim, nas cenas abertas a tensão é a mesma. É quase como se fosse uma brincadeira de jô-ajuda do mal, do tipo: eu te mordo, te transformo em zumbi, e tu me ajuda a pegar o resto da galera.

A estética dos zumbis estão incríveis. E particularmente quando eles estão juntos, meio que formando uma verdadeira onda de zumbis engolindo tudo que vem pela frente é de arrepiar.

Então é isso desocupado leitor, temos aí um bom filme de zumbi, com ótimos efeitos, ótimas maquiagens e principalmente, um roteiro que minimamente dá um sentido coerente ao circo todo.

Assista no vídeo abaixo ao trailer do filme Guerra Mundial Z:

Nenhum comentário: