ShareThis

14 junho 2010

Filosofia para acadêmicos, e nada mais...




Livro: História da Filosofia volume 1
Subtítulo: Antigüidade e Idade Média
Autor: Giovanni Reale e Dario Antiseri
Editora: Paulus
Páginas: 693   


Sou, definitivamente, um estudante de filosofia frustrado.

E vou dizer o porquê.

Sempre gostei de literatura, principalmente romances e biografias. Nunca fui muito chegado a livros de estudos sistemáticos. E foi justamente esse fator sistemático que (desculpem o termo) me Ferrou quando aventurei-me a cursar teologia e filosofia.



Só conhecia a teologia e a filosofia através de citação na literatura.

Sabe quando você está lendo um romance qualquer, e em meio a diálogos acontece do personagem falar: -...isso porquê, caro Robert, como diz o sábio Sócrates, só sei que nada sei!

E bingo!

Você pensa: - Nossa, que bonito, filosofia deve ser uma coisa espetacular!

Porém, quando me aventurei a, academicamente, mergulhar de cabeça nestes dois cursos, e passei a lidar diretamente com longos tratados  filosóficos e teológicos, meu mundo veio abaixo, uma vez que boa parte dos tratados filosóficos e teológicos (certamente devido a minha limitada capacidade na massa cinzenta somado a uma incorrigível preguiça, confesso...) serem incompreensíveis a minha assimilação.




Principalmente para quem não tinha a mínima noção das mais diversas correntes filosóficas no decorrer dos séculos. Eu disse séculos.

Na medida do possível, esse História da Filosofia volume 1 me ajudou a, pelo menos, mapear um pouco o que se produziu em filosofia até meados do fim da Idade Média. E pretendo parar por ai, e não vou comprar o volume 2 e 3. Mesmo!

Mas se você é um acadêmico de filosofia que adora o que estuda, certamente vai estar adquirindo um livro muito bom, pois os autores mergulham fundo em cada filósofo, esmigalhando tudo e mais um pouco. A linguagem também não é obscura. Então vale à pena e é quase obrigação essa coleção de 3 volumes estar na estante de qualquer apaixonado estudante de filosofia.


                             "PLatão é um pLato bem gLande pLofessoLa!"
                                      Cebolinha numa aula de filosofia.

Mas para você que, assim como eu, está naquela angústia existencialista de saber que a Vita é Brevis, e acha que no mundo têm clássicos demais da literatura para ler antes de bater às botas, mas mesmo assim quer se situar um pouco nos conceitos elementares dos principais filósofos, o folhetim O Mundo de Sofia dá para o gasto!

Portanto Boa Leitura! Ou não...

7 comentários:

Lia Freitas disse...

Filosofia é para Loucos! uahuahauha... é mas, apesar do Reale ser um livro nível de ensino médio, é um livro legal pra dá uma situada histórica e no pensamento do autor. Tenho um tb, e na cadeira de metafísica me foi muito proveitoso! :D

Enfim, quem tiver afim de umas pirações sobre o ser, a essência e a dialética, mundo sublunar, suprasensível, o Uno e a Díade... é um bom livro (pra começo).

Celsina disse...

Nunca fui muito de gostar de filosofia, mas ultimamente está me atraindo =)

Abraço,
Cel.

Andreia Inoue disse...

Quando comecei lendo esse post, me lembrei justamente do mundo da sofia.
Tive essa materia no primeiro periodo de administracao,e nao me atraiu principalmente pq a minha professora era piradona,ficava super focada nos conceitos e a aula era aquela macada,claro que a culpa nao era apenas dela.
:D
um abracao e obrigada pela dica.

Caixinha de Surpresa disse...

George, vc é a própria filosofia. Um dia ainda quero ler um livro seu.

Celsina disse...

Ei de novo rsr
Que ótimo que gosta o do blog, e quando você crescer vai escrever igual hahaha
Eu que agradeço as suas visitas e principalmente os comentários :D

Abraços!!
Cel.

Anônimo disse...

Concordo com a Caixinha de Surpresa, George você deveria se aventurar no papel sim (enquanto é tempo). Compraria teu livro! Murilo

Entre calcinhas ;) disse...

Eu sou estudante de filosofia-uece [/Vc é de Fortaleza/ Mundinho pequeno xD] e o proff de História da filosofia 1 utiliza este livro. ;D