ShareThis

05 dezembro 2012

Resenha (Filme's): O cheiro do ralo (Brasil - 2006)


Filme: O cheiro do ralo (Brasil - 2006)
Diretor: Selton Mello

Sabe aquela sessãozinha caseira de cinema que eu falei pra vocês no comecinho da resenha anterior? Pois é, este filme que agora vos resenho foi o segundo filme visto naquela madrugada de sábado pra domingo. Fazia tempo que eu tinha curiosidade nesse filme, e achei massa a turma ter escolhido ele.

Então vamos lá... Mesmo que, ao final do filme eu tenha sido o único da turma que não gostou (boa parte desta postura só pra implicar e gerar discussão acalorada... réu confesso!), eu na verdade gostei. Na hora você fica meio assim "Será que eu entendi?" "Que louco!" essas coisas... Mas depois fui ruminando o filme na minha mente e percebi que na verdade gostei.

Selton Mello, que dirige e atua no filme, criou um personagem muito interessante. Um dono de loja de penhores. Não sei se você já foi em uma loja de penhor, ou em qualquer outra loja que que compra coisas usadas. Mas realmente, o perfil dos donos dessas lojas, se for definir em uma palavra, seria mercenário! Lógico... O lucro dele está exatamente nisso, em comprar uma coisa por um preço muito baixo e vender por um preço razoável para ter uma consistente margem de lucro.

E esse personagem de Selton consegue, de fato, encarnar perfeitamente a alma de um cara desses. Só que ele vai mais além, pois além de mercenário, o cara ainda é meio louco! Meio nada... O cara é doido mesmo, sem noção!

A estética do filme (fotografia e figurino) também está primoroso. Pegando um pouco daqueles cenários e submundos decadentes dos centros das grandes capitais. E realmente, os centros das capitais brasileiras são um verdadeiro chama para pessoas estranhas.

Gostei do filme mais pelo Selton Mello (e por tudo que ele ralou pra peitar o projeto desse filme) do que pelo filme em si. O filme tem, de fato, meu profundo respeito. Porém ele não me cativou. Não me seduziu. Para mim é um amontoado de vários personagens interessantíssimos, com uma potencialidade medonha. Porém, pouco explorados por conta da história (leia-se roteiro) não conseguir, sei lá, deslanchar. O filme tem ótimos momentos. Diálogos memoráveis. Mas o filme (leia-se roteiro) como um todo, por muitas vezes se perde. E a gente fica meio que a ver navios. Pelo menos eu me senti assim quando o filme acabou. Fiquei pensando: "Sim, e aí?"

Mas, contudo, todavia, pelo menos me mostrou a grande potencialidade de Selton Mello como diretor. E realmente no Brasil vários filmes também tem ótimas idéias, uma intenção muito massa, mas o roteiro não consegue abarcar a alma da coisa, e isso acaba afetando no desempenho do filme em si.

Mas certamente, neste quesito, anos depois o mesmo Selton Mello conseguiu acertar a mão no seu excelente filme O Palhaço (2011).

Mas isto já é uma outra resenha!

Assista no vídeo abaixo o trailer do filme O cheiro do ralo:

Um comentário:

Sávio Mota disse...

Esta resenha praticamente repetiu minha experiência ao ver o filme. Tirante por algum detalhe mnemônico perdido, foi exatamente assim que me senti! (tem nem como eu dar 'parabéns"; seria suspeito! ahahaa)