ShareThis

01 agosto 2012

Resenha (Filme): Talihina Sky - A história do Kings of Leon





Filme: Talihina  Sky - The story of Kings Of Leon (EUA - 2012)
Diretor: Stephen C. Mitchell
Produtora: Sony Music


Os Kings Of Leon são daquelas bandas que tem uma história muito boa para ser verdade. Tantas lendas foram criadas em torno dos irmãos Followill que, de fato, caiu como uma luva esse documentário que, muito mais que mostrar a realidade do que realmente a banda é, veio confirmar muitas coisas que antes era tida como mera especulação para aumentar a fama da banda.

Os Kings, sem dúvida, é uma das bandas mais populares do mundo. Daquelas feitas para encher estádios.

A banda surgiu no começo de 2000', numa época que ninguém aguentava mais o chamado New Metal infestarem todos os meios de comunicação como uma espécie de representantes do que havia de mais moderno no rock. Foi uma epidemia! Eu achava aquilo tão fabricado, chegava a dizer que eram uma versão de Boy's Band do mal. E tudo o que se tocava naquela época, se não parecesse New Metal, não ia ter interesse mercadológico nenhum.

Ainda bem que, na contramão daquela patifaria, surgiram bandas com uma proposta de "volta as raízes" com um som mais cru, de garagem, bem rock mesmo. E novamente, o rock foi salvo com bandas como The Strokers, The Hives, Franz Ferdinand, The White Stripes e claro, o Kings Of Leon.

Pouca gente conhece a origem humilde dos King's. Eles foram criados debaixo de uma educação religiosa fundamentalista pentecostal. Não tinham acesso a tv e, até certa idade, nem chegaram a ir à escola, sendo educados em casa por sua mãe e seu pai pastor evangelista.

Com o divórcio dos pais, ao que parece, as bases fundamentais de sua criação religiosa ruíram. Até que descobriram o rock através de um disco dos The Pixies, o clássico "Surfer Rosa".

Daí começaram a ensaiar, e daí para deixar uma demo numa gravadora, entrar no rol das bandas com apelo retrô da moda àquela época, e aos palcos do mundo todo foi um pulo.

O documentário tem depoimentos de familiares e amigos da banda. Muitos vídeos caseiros do tempo que eles eram religiosos. As brigas e drogas após a fama. Os conflitos de uma vida rocker e o que restaram das convicções cristãs deles. Todas estas questões muito bem montadas, escritas e compiladas pelo diretor estreante Stephen C. Mitchell, amigo da banda desde o início da carreira deles, em seu primeiro longa.

Enfim, gostei muito do documentário. Principalmente por ele mostrar, em muitos aspectos, a decadência desse formato de família cristã fundamentalista que se baseiam mais na religião em si do que na liberdade e originalidade que Jesus foi quando veio a terra. Então, essa dicotomia do tipo "ou é fanático religioso, ou é um porra louca drogado" é algo evidente na forma como tanto a família como os rapazes da banda enxergam a espiritualidade.

Espero que, com o tempo, eles consigam encontrar esta que é, segundo o escritor e pensador cristão C.S. Lewis, a grande chave dos ensinamentos de cristo no que diz respeito a experimentar os divinos prazeres da vida, resumido em uma palavra pouco dita e, infelizmente, esquecida pela tradição cristã, que criminosamente a trocou pela abstinência.

Essa palavra chama-se temperança, ou equilíbrio.

Gostei muito do documentário! E acho difícil você achar ele em alguma locadora. O caminho é baixar da internet mesmo...

Assista abaixo o trailer do documentário:

Um comentário:

Anônimo disse...

Alguém tem o link do filme legendado?(sem virus)