ShareThis

01 agosto 2012

Lendas do Rock: "The dark side of the Oz"



Era 13 de julho de 2012, dia mundial do rock. Entrei na Distrivídeo vestindo minha inseparável camisa do Joy Division quando encontro uma atendente da mais tradicional locadora de vídeos de Fortaleza e pergunto:

- Moça, você tem aí o Mágico de Oz?

Ela me observa intrigada, olha pra minha camisa por uns três segundos, depois olha pra mim e fala:

- Sério, o que é que tá acontecendo? Você é o oitavo cara que me entra aqui na locadora com camisa de banda atrás desse filme!

Ao que tudo indica, eu não fui o único interessado em, no dia internacional do rock, experimentar uma das lendas mais curiosas da história da música.

"The dark side of the Oz" é a lenda que diz que, se você apertar o play no começo do filme "O mágico de Oz", e ao mesmo tempo apertar o play no álbum "The dark side of the moon" do Pink Floyd, a sincronia entre o filme e as músicas do álbum é perfeita. Como se os caras da banda tivessem gravado o disco vendo o filme, fazendo uma trilha sonora do mesmo.

Esse boato surgiu na primeira metade da década de 90' e foi crescendo à ponto de chegar as grandes publicações sobre música e ganhar proporções globais. Dizem que até trabalhos acadêmicos foram escritos sobre este curioso fenômeno.

Os membros e produtores do álbum Dark Side negam qualquer ligação ou conexão com o filme durante as gravações. Chegaram até a dizer que era apenas uma "viagem" de algum lunático com muito tempo livre.

Obviamente a gravadora aproveitou essa lenda para divulgar ainda melhor o álbum. Existem até versões piratas do Mágico de Oz já comercializadas com as canções do Pink Floyd com o título "Dark Side of the Oz" incorporado à capa. Acho que a EMI e a MGM poderiam fazer um acordo para, pelo menos nos extras do filme colocarem a versão com o som do Pink Floyd.

Eles iam vender pra caramba com certeza!

Enfim, eu mesmo resolvi tirar minhas conclusões e fazer esta experiência e realmente tem muito pano pra manga na sincronicidade entre disco e filme. O começo e final das músicas coincidem com o início e o fim de uma cena ou recorte marcante do filme. Os relógios de "Time" começam a tocar na hora que a bruxa aparece na bicicleta. Ouvir "The great gig in the sky" assistindo o furacão destruir todo o cenário do filme é uma experiência de arrepiar todos os fios de cabelo do corpo. Exatamente quando a porta da casa abre e ela vê o mundo colorido de Oz, começa a tocar "Money". E é incrível ver todos os personagens dançando exatamente sob o som da guitarra de Gilmour durante o solo na parte mais rock dessa mesma música. Isso, para citar uns poucos momentos de uma imensidão de "coincidências".

Não vou ficar aqui pontuando tudo porque assim o texto vai ficar enorme. Porém, muita gente com tempo mais livre que eu já fizeram estudos bem mais detalhados que você facilmente pode encontrar no Google.

Ao som de Dark Side, o filme Mágico de Oz fica sombrio, porém, nossa! Foi uma das melhores experiências que eu já tive na vida. Por mais que, assim como eu, você também ache que é pura coincidência, vale muito à pena você fazer esse teste.

E se possível, depois de assistir me diga o que achou!

Assista abaixo, na íntegra, The dark side of the OZ:

Um comentário:

Groucho KCarão disse...

Vi alguns trechos no youtube. Sinistrao. )':