ShareThis

25 janeiro 2013

Resenha (Livro's): Harry Potter e as relíquias da morte


Livro: Harry Potter e as relíquias da morte
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2007
590 páginas

Quando resenhei o livro anterior, o excelente Harry Potter e o enigma do príncipe, uma garota comentou: - Ô inveja que eu tenho de todos aqueles que têm a sensação de ler a saga pela primeira vez!

A citação acima me lembra muito uma outra do David Gilmour comentando sobre a obra prima do Pink Floyd, o The dark side of the moon (1973). O épico guitarrista disse que a única sensação que não vai poder experimentar na vida é aquela que o fã teve de colocar o disco no som e degustá-lo pela primeira vez.

Pois é, passei por esta experiência e consequentemente hoje faço parte do grupo que já leu. Seria muito bom se tivéssemos o poder de, em pelo menos algumas coisas, apagar do nosso HD mental algumas coisas pra poder experimentar como se fosse a primeira vez.

Mas pensando bem, melhor não. Pois sei que tem muitas outras obras que a gente vai, de certa forma, criando um olhar mais experiente com o passar dos anos. Quem sabe daqui a alguns anos eu vá ler o mesmo livro e já conseguir ter outra perspectiva. Enfim.

Acontece que esse último livro da saga Harry Potter é espetacular. Realmente, a meu ver, a autora conseguiu fechar com chave de ouro! Conseguiu encerrar a saga de forma eletrizante, com cada linha deliciosamente bem escrita. Fazia tempo que eu já tinha essa coleção, mas só de uns meses pra cá fui ter tempo de ler a série. E olhe que eu sou um senhor de 31 anos. Agora imagine toda essa magia literária sendo lido por um pré-adolescente.

De uma coisa você pode ter certeza (e aqui está a coisa que mais me chama a atenção na saga do bruxinho), a criança que ler e se encantar pela saga Harry Potter, e passar a ter raiva das investidas de Valdem... ops... Daquele-que-não-deve-ser-dito-o-nome, sempre que encontrar uma versão dele na vida real vai fazer logo a ligação. Ou seja, todos aqueles que, assim como o vilão da saga, ter como principal ideal a idiota ideia de pureza de raça ou qualquer tipo de fascismo desta natureza.

Enfim, terminei minha jornada nesta saga. Espero que a autora escreva outras histórias tão boas quanto as do bruxinho. E realmente, se você ainda não leu essa saga, não perca tempo! Leia! Você não sabe o que está perdendo!

Nenhum comentário: