ShareThis

28 janeiro 2013

Resenha (Livro's): Ratos e homens (EUA - 1937)


Livro: Ratos e homens (EUA - 1937)
Autor: John Steinbeck (1902 - 1968)
Ed. L&PM POCKET, 2007
145 páginas

Apesar do americano John Steinbeck ser mundialmente consagrado como um dos maiores autores do século XX, ganhador do Nobel de literatura em 1962, esse livro não foi parar em minhas mãos por conta disso.

Sempre que vou a uma grande livraria, sempre fico vasculhando a estantezinha dos livros da POCKET. Eles sempre editam em formato de bolso muitos clássicos da literatura. E ao me deparar com esse livro, na contracapa li que se tratava de uma narrativa passada na época da grande depressão que conta a história de dois amigos que procuram bicos de fazenda em fazenda - George e Lennie.

George é baixinho, franzino e super esperto. Lennie, ao contrário do amigo, é um grandalhão acima do normal, com uma massa física descomunal, porém de pouquíssima inteligência. E essa combinação é a chave para, de certa forma, um precisar do outro. Um completa o outro.

Fiquei super interessado nesta história porque lembrei de um filme que eu assisti há muito tempo, numa Sessão da Tarde, e que me emocionou muito, chamado Sempre Amigos (EUA - 1998). E é também a história de duas crianças super amigas. Um tem uma doença degenerativa no corpo e tem uma inteligência acima do normal, e o amigo é uma criança enorme e forte, mas com uma inteligência muito limitada. E meio que o forte levava o fraco no ombro, e os dois se completavam perfeitamente.

Enfim, voltando ao livro, gostei muito da história. Você entra nas entranhas da grande depressão americana na primeira metade do século XX. Numa época de grande miséria, onde muitos tomavam a postura do "cada um por si". E o filme se passa no interior, então o autor reforça bem o sotaque caipira na fala dos personagens.

O livro é visceral, e ao mesmo tempo comovente. Gosto muito de narrativas que não poupa o leitor da realidade. Sem enfeites e rodeios. Gostei muito do livreto. A leitura é fácil, e em poucas leituras você termina ele. Mas de fato ele consegue lhe impactar.

Uma querida amiga, Naiana, quando eu postei no Facebook que tava lendo esse livro comentou:

"E se eu te contar que chorei no final?"

Pois é... Eu também!

p.s. - presto aqui minha solidariedade a todos os familiares e amigos dos mortos nesta catástrofe em Santa Maria (RS). Meus pêsames e meus sinceros sentimentos... Minhas orações estão com vocês! 

Um comentário:

Debora Facundo Luz disse...

Deu vontade de ler... E quanto às famílias, estamos em oração também.