ShareThis

02 julho 2010

Um Cabra de Deus na terra do Sol




Livro: As Faces de um Mito
Subtítulo: A Fascinante História de um Cabra de Deus na Terra do Sol
Autor: Carlos P. Queiroz
Editora: Vinde
Páginas: 278  

Este livro caiu em minhas mãos à muito tempo. Presente do próprio autor, que de uns anos para cá têm se tornado, além de amigo, uma agradável companhia na caminhada espiritual.

O livro é, basicamente, uma biografia de seu falecido pai, pastor João Queiroz, um dos pioneiros do protestantismo no sertão do Rio Grande do Norte e Ceará.

Sendo que ele, o que já dá para perceber pelo nome, não é um missionário gringo que veio dos EUA ou Europa para propagar o evangelho aos nativos. Ele é um típico sertanejo pobre, que como todos os outros, experimenta das benesses e dessabores da sequidão e aridez da caatinga.

Principalmente, trata das inúmeras histórias de providência e consolo de Deus em meio a todos os percalços de sua vida, como a morte prematura de sua esposa, que lhe deixou mais de uma meia dúzia de filhos para criar sozinho, além do óbito de parentes por conta de doenças ou acontecimentos diretamente relacionados a seca nordestina.

E mais; a luta na labuta do cultivo da terra, adversidades políticas, conversas com cangaceiros, êxodo rural, orações atendidas e não atendidas, perseguições religiosas e claro, muitas outras aventuras e desventuras.

O livro leva por vezes você às lágrimas, e por outras à muitos risos. Pois apesar da vida difícil, como um bom nordestino, pastor João Queiroz contava tudo regado à muito humor.

Na mesma semana que resolvi ler o livro As Faces de Um Mito fui a uma grande livraria local e fiquei lá dando uma folheada na biografia dos Beatles. Vendo a grossura da biografia daqueles titãs da música pop mundial, olhei de repente para o livro As Faces de um Mito com um certo desdém.

O que teria de interessante na vida de um nordestino no meio do nada, perdido no sertão do Rio Grande do Norte e Ceará?

Lembrei-me no mesmo instante do que diziam acerca de Jesus:

E por acaso pode vir alguma coisa que preste de Nazaré?

E resolvi colocar o pré-conceito de lado e prossegui na leitura.

Carlos Queiroz conta uma boa história como ninguém. E, página por página, você vai se deliciando com os inúmeros causos que aconteceram durante esta peregrinação de quase um século do pastor João Queiroz.

A sensação que você têm lendo o presente livro é de estar num alpendre de uma casa no sertão, ouvindo seu avô contando histórias.

Como me surpreendi!

Não há limites para alguém viver uma boa história!

Seja em Liverpool, Hollywood ou sertão do Brasil. Onde há gente, há certamente boas histórias para contar!

Então, como um grande admirador de biografias, recomendo este livro!

Boa leitura!

* Desenho de Jonas Gomes, confira esses e outros trabalhos no site:  http://www.flickr.com/photos/jonasgomes/

11 comentários:

Anônimo disse...

Agradeço pelo comentário lá em meu blog, concordo com tudo o que disse. Quando à resenha, devo dizer, não é um tema que me agrade de todo, sabe? Porém, o modo em que colocou a situação me despertou uma certa curiosidade que, com certeza, eu não teria sentido se houvesse encontrado o livro por acaso e lesse sua orelha. Obrigado pela dica, de verdade.

Abraço!

Hugo Lucena Theophilo disse...

Blza...Eu tinha visto essa postagem no dia em que vc publicou. Eu coloquei seu blog na minha lista do google reader. Meu vizinho me emprestou esse livro, mas minha fila de leitura aqui estava grande e eu leio muito devagar, então acabei devolvendo sem ler. Mas pretendo fazer isso em breve. Abração.

Diego Cosmo disse...

Não, a montagem não é minha
achei no Sr.Google! xd
ta ligado da foto da mooça do meio né?

Anônimo disse...

Legal mah...
Mas será q eu compro esse livro, será q eu num compro.... hehehe
Bjos,
Cici

Não Identificada disse...

ah e seu fulerage réi, eu respondi teu coment viu hehehe

Anônimo disse...

mah, do livro nada sei...
e minha incompetência me impede de comentar sobre ele, mas a galeria de imagens que tu colocou no final aê é muito massa! quem é o cara? porra! o fdp se garante, meu!

Magela disse...

Cara,
teu blog está simplesmente sensacional!!! Adorei! Sempre irei ver o q vc recomenda de bom p nós! Bjos e parabéns pelo blog!

Lia Freitas disse...

Tem um negocio pra ti no meu blog ;)

dá uma olhada na postagem "Premio Dardos"

;D

magali disse...

Boa noite, Querido. Tudo bem? Adorei o seu Blog. Parabéns! Desejo muito sucesso para ti! Li seu comentário em meu Blog e não encontrei outra alternativa de lhe retornar, a não seu ocupando esse espaço, o qual peço a sua permissão para lhe pedir que retorne ao meu Blog, onde postarei detalhes que responde a sua pergunta, ok? Bjs em seu coração e sucesso!

Magali disse...

Olá, meu querido! Tudo bem? Obrigado por visitar o meu Blog, o que é sempre um grande prazer ver seus comentários postados lá. Não sei se vc leu a minha última postagem, mas caso não tenha lido, vou postar o link pra vc visitar o website onde meu livro está sendo um dos mais visitados, e conto com a colaboração dos seus comentários. Caso deseje, envie aos seus amigos, ok? Sendo o meu amigo, pois assim já o considero, independentemente de não nos conhecermos, que tomo a liberdade de poder contar com as suas boas energias, porque amanhã será um grande dia para mim, pois vou me apresentar na Bienal Internacional, pela primeira vez como autora. Conto com a sua força e torcida, querido, pois sei que elas terão grande efeito em minha vida. Obrigado por fazer parte da minha vida e carreira. Bjs em seu coração. Fique com Deus e tenha um fds abençoado. Se quiser me contatar, deixo aqui o meu e-mail, ok? revolucaodafe@hotmail.com Bjs em seu coração e seja feliz, muito feliz!
http://www.sinopsedolivro.net/livro/revolucao-da-fe-a-possessao.html

Anônimo disse...

Ainda não li este livro até porque não o encontro em livrarias aonde moro, Samambaia - DF mas já ouvi falar muito bem dele e do protagonista principal, Pr.João Queiroz e de como sua fé e confiança em DEUS o ajudaram a viver e trilhar a pregação do Evangelho no sertão nordestino.