ShareThis

12 julho 2012

Resenha (Livro): Vila Maravila - Um lugar diferente e cheio de graça




Livro: Vila Maravila - Um lugar diferente e cheio de graça
Autor: Marcos Monteiro
Editora: Independente
Ano: 2010
Páginas: 151

Marcos Monteiro é um amigo querido que tive o privilégio de conhecer em minhas aventuras e desventuras nos encontros da FTL (Fraternidade Teológica Latino-americana). Todo ano os membros desta fraternidade da região nordeste tem um encontro para, entre outras coisas, apresentar trabalhos acadêmicos, promover um espaço para manifestações do evangelho dentro da cultura popular e claro, e o mais importante, aprofundar os debates em acaloradas conversas madrugada a fora com teólogos em uma mesa regada a cerveja, cachaça e calabresa acebolada de tira-gosto.


O cara em si mesmo é um tratado vivo de contracultura. Para começar, ele abandona o curso de medicina para adentrar nas humanas, mais precisamente teologia, seguido de filosofia. 


Aí você pensa: Não deixa de ser um bom negócio, até porquê pastor é cheio de grana.


É, pode ate ser, mas o cara ainda assim resolve ir contra a corrente das aspirações prósperas da teologia e resolve ter como membresia uma comunidade pobre com pessoas pobres e moradores de rua.


E aí cara-pálida, o que me diz?


O cara é tão alternativo, mas tão alternativo, que a galera da teologia, quando compara ele a Carlos Queiroz por exemplo, dizem que Carlinhos é a versão playboy do Marcos Monteiro.

 Marcos Monteiro

Piadinhas internas à parte, ele é um dos poucos que eu conheço que mantém uma mínima coerência entre o que ensina e o que vive.

E este livro, a qual eu resenho com muito orgulho hoje, é um documento vivo desta minha afirmação.

Vila Maravila é uma comunidade humilde como qualquer outra, em qualquer metrópole nordestina. O livro é uma coleção de crônicas onde ele escrevia em um site chamado Banco da Vida, voltada para o terceiro setor. As crônicas abrangiam espiritualidade e esportes, tudo em torno do cotidiano da Vila Maravila. São dez anos de crônicas aproximadamente.

E nossa, que achado! Que experiência!

Há muita sabedoria na humildade periférica. É lendo livros assim que eu cada vez mais me convenço do porquê essa preferência de Deus pelos pobres. Não é só uma questão de misericórdia e assistencialismo divino. Na verdade, é que no geral, as pessoas mais humildes são bem mais interessantes.

A sabedoria popular, que não precisa de faculdade, apenas da observação do viver, permeia pelo menos boa parte das aulas do mestre de Nazaré.

Jesus usou estórias de gente comum, ensinando a gente comum algo extraordinariamente profundo e rico. Sem rodeios, direto ao ponto! E nisto, a complexidade dos acadêmicos (fariseus) não conseguia acompanhar.

Vila Maravila trata de pessoas assim. A sabedoria encontrada nos lugares mais inesperados.

Marcos Monteiro, ao invés de colocar-se na posição de cima, como um assistencialista religioso vazio, toma a postura de um aprendiz, e como uma parabólica, capta toda a riqueza das pessoas desta comunidade, e nos presenteia com essa verdadeira declaração de amor ao humanismo e a espiritualidade, entocada como um tesouro escondido nas entranhas de uma comunidade pobre, porém imensamente rica.



Um comentário:

Marcos Monteiro disse...

Puxa, Facundo... fiquei com vontade de ler o livro e até de conhecer o cara... meu medo é me decepcionar... um grande abraço, amigo.